#PARTIUEUROPA?
Essa é uma hastag que sonha em usar nas suas postagens nos perfis das mídias sociais, certo?
A GENTE TE ENTENDE DEMAIS! 😉
Afinal, de 2013 a 2023, conhecemos mais de 30 países juntos, sendo que a maioria pertencente a esse continente também conhecido como ‘Velho Mundo’ e que, realmente, é fascinante pela sua inegável riqueza cultural e inúmeras curiosidades que te proporcionam um mergulho no passado e, ao mesmo tempo, um literal salto no presente e até futuro de maneira única.
Também conhecida como o berço da civilização ocidental, a Europa é um destino que te indicamos de olho fechado, pois, por meio dos seus 50 países e alguns territórios dependentes, te oferece uma diversidade de idiomas, etnias, costumes, religiões, sabores e avanços que reforçam e muito o aprendizado de que A VIDA NÃO É SÓ PAGAR BOLETO! Portanto, #PARTIUEUROPA o quanto antes, ok?
Mas, ir para a Europa, assim como para qualquer outro destino, principalmente os internacionais, requer PLANEJAMENTO!
Porém, calma, pois é claro que a gente pode te ajudar com isso.
Por isso, neste post, listamos para você os 5 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CONHECER A EUROPA, sendo eles:
- 1 – PASSAPORTE VÁLIDO
- 2 – SEGURO VIAGEM ADEQUADO
- 3 – COMPROVANTE DE HOSPEDAGEM E/OU CARTA CONVITE
- 4 – COMPROVANTE FINANCEIRO
- 5 – PASSAGEM DE RETORNO
Bora entender mais sobre cada um desses 5 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CONHECER A EUROPA e dar ‘aquele ckeck’ nessa parte mais burocrática que já te avisamos que não tem como você fugir dela viu!?
1 – PASSAPORTE VÁLIDO
Bom… o documento número 1 necessário para conhecer a Europa é PASSAPORTE VÁLIDO.
Sim, ter o passaporte em mãos para entrar na Europa, assim como na maioria dos países do mundo, é obrigatório! Portanto, caso ainda não possua esse importante documento, basta clicar aqui, acessar o site da Polícia Federal e ver o passo a passo para solicitar o seu, combinado?
Especificamente para você conhecer a Europa, é preciso que o seu passaporte esteja válido. Ou seja, com a data de validade de, no mínimo, 90 DIAS OU MAIS DEPOIS DA DATA PREVISTA PARA O RETORNO DA SUA VIAGEM, conforme prevê as determinações do Tratado de Schengen.
#FICAADICA
Para não ter erro e correr o risco de nem conseguir embarcar, antes de planejar qualquer viagem, verifique a validade do seu passaporte. E, de preferência, tire outro antes de ir, caso a data de validade dele esteja com menos de 6 meses de validade tendo como referência a data de volta da sua viagem, ok?
2 – SEGURO VIAGEM ADEQUADO
O documento número 2 necessário para conhecer a Europa é o SEGURO VIAGEM ADEQUADO, lembrando que seguro também é um item obrigatório para brasileiros entraram no ‘Velho Mundo’, conforme o Tratado de Schengen. E chamamos aqui de adequado porque, também de acordo com o Tratado de Schengen, os brasileiros que viajem para a Europa precisam contratar um seguro de viagem individual com cobertura mínima de despesas médicas e hospitalares de 30 MIL EUROS.
#FICAADICA
Hoje em dia, diversas operadoras de cartões de crédito já oferecem seguro viagem, inclusive para a Europa, de forma ‘gratuita’. Ou seja, dentro do pacote de benefícios alinhado em contrato com você. Portanto, antes de fechar algum seguro viagem com empresa especializada, consulte essas condições junto ao seu banco. Mas, sempre fique atento sobre a cobertura mínima, combinado?
3 – COMPROVANTE DE HOSPEDAGEM E/OU CARTA CONVITE
O documento número 3 necessário para conhecer a Europa é o COMPROVANTE DE HOSPEDAGEM E/OU CARTA CONVITE, o que já te adiantamos que costumam ser pedidos por literalmente todos os agentes da imigração durante a entrevista de chegada a um país que não seja o seu. Até porque essa é uma forma bem eficiente que eles têm de conferir que você não tem a intenção de morar ilegalmente no país, compreende?
Sendo assim, saiba que comprovante de hospedagem é simplesmente a confirmação de reserva que fez em hotel, hostel, casa, apartamento, flat e afins por de algum site, como o Hotéis.com, Booking, Airbnb e tantos outros, ou por meio de agências de viagem.
Já a carta convite é exatamente uma carta escrita, que pode ser um e-mail também, de uma pessoa que resida legalmente na Europa e que tenha te convidado para ficar hospedado (a) na casa dela durante a sua viagem.
#FICAADICA
Apesar de não ser o mais prático e indicado devido às questões ambientais, sempre leve o comprovante de hospedagem e/ou carta convite impressos, além de tê-los no seu celular. Pois, assim, te garantimos que o processo de imigração será bem mais rápido e com menos risco, acreditem!
4 – COMPROVANTE FINANCEIRO
O documento número 4 que é necessário para conhecer a Europa é o COMPROVANTE FINANCEIRO de que tem reais condições de se manter durante a sua estadia na Europa.
Agora, você deve estar se perguntando: COMO ASSIM?
Calma, pois não é nada complicado!
Comprovante financeiro pode ser dinheiro em espécie em mãos, extrato de saldo de sua conta corrente, cópia do limite de seu cartão de crédito e/ou cartão pré-pago, por exemplo. Já o valor mínimo varia de acordo com o país europeu para onde você vai, uma vez que é estipulado com base no custo de vida da região. No entanto, em média, uma pessoa precisa ter, pelo menos, 70 euros por dia de viagem para entrar ‘numa boa’ na Europa.
E, para saber esse valor certinho conforme o destino europeu escolhido, a nossa dica é que, dias antes de embarcar, pesquise no site oficial do país europeu a ser visitado e, se puder, sempre leve um pouco a mais por questões de prevenção.
#FICAADICA
Caso você opte por viajar com mais de R$ 10 mil (ou moeda equivalente), é obrigatório que você declare o valor à Receita Federal, ok? E também dê preferência por levar o seu comprovante financeiro impresso para facilitar o seu processo de imigração.
5 – PASSAGEM DE RETORNO
O documento número 5 necessários para conhecer a Europa é a PASSAGEM DE RETORNO. Isso mesmo! É obrigatório possuir a passagem de retorno da sua viagem para a Europa comprada para que possa entrar ‘numa boa’ no país europeu a ser visitado.
E já saiba, de antemão, que isso te livra, principalmente, de não correr o risco de ser confundido (a) com um imigrante ilegal na imigração. E, inclusive, majoritariamente, sem a passagem de retorno, você, inclusive, corre o sério risco de ser impedido (a) de embarcar na ida, já que diversas companhias aéreas conferem a sua passagem de ida e volta no momento do check-in.
#FICAADICA
Ao ir para a Europa saindo do Brasil, a sua passagem de retorno não necessariamente precisa ser para o Brasil. O que é obrigatório é que comprove que irá deixar o Espaço Schengen antes de vencer o período de permanência atualmente permitido, que é de até 90 dias para turismo.
E aí? Agora, ficou mais fácil fazer ‘aquele check’ dos 5 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA CONHECER A EUROPA, né?
Então, aproveitamos para te lembrar que A VIDA NÃO É SÓ PAGAR BOLETO e, caso precise de ajuda para planejar o roteiro da sua viagem para o ‘Velho Mundo’, nós estamos aqui!