Cuba, o país dos contrates e isso só é possível de você entender de verdade ao visitá-lo e já fica aqui essa dica. #VAPARACUBA
Mas, para te contextualizar e aguçar a sua vontade de conhecer Cuba, já que ainda não é um dos destinos mais procurados pelos turistas em todo o mundo, saiba que, desde a revolução de 1959, trata-se de um país que coleciona opiniões contraditórias.
Ou seja, se procurar informações sobre o arquipélago Cuba em qualquer lugar, principalmente aqui na Internet, facilmente, vai encontrar defensores e críticos que, praticamente, encabeçam uma polarização sem o saudável meio-termo e isso, muitas vezes, sem ao menos terem a experiência de vivenciar Cuba como fizemos questão de fazer antes de tirar as nossas próprias conclusões.
Por isso, neste post, trazemos para você:
7 MITOS SOBRE O QUE É TURISTAR EM CUBA
Afinal, antes de viajarmos para lá, pesquisamos muito sobre o país, a sua cultura e atrações. E, ao final da viagem, a conclusão que chegamos é que muito do que é dito sobre Cuba são meias verdades ou até mentiras, o que fazemos questão de desvendar para você.
MITO 1 SOBRE TURISTAR EM CUBA: É DIFÍCIL PASSAR PELA IMIGRAÇÃO

O mito número 1 sobre turistar em Cuba é que é difícil passar pela imigração. No nosso caso, esse processo foi muito tranquilo, inclusive, bem parecido com o que acontece em outros países, com a exceção de termos que apresentar o visto que é exigido a todos para entrar em Cuba, mas que, facilmente, você adquire no aeroporto antes de embarcar direto com a companhia área que for viajar ou com agências de viagem da sua cidade. Inclusive, você não consegue embarcar sem apresentar esse visto. Ou seja, ao chegar lá, não tem muito erro, desde que esteja tudo ok com o seu passaporte, reservas de hospedagem e seguro viagem, que também é obrigatório.
MITO 2 SOBRE TURISTAR EM CUBA: NÃO HÁ ACESSO À INTERNET

O mito número 2 sobre turistar em Cuba é que não há acesso à Internet no país. Isso não é verdade! O acesso é controlado e restrito, ok, mas em toda a capital de Havana, por exemplo, há pontos de venda de pacotes de Internet, assim como os hotéis também fornecem Wi-Fi, o que também vivenciamos em Varadero.
Ou seja, ao ir para Cuba não quer dizer que ficará incomunicável como muitos dizem por aí. Basta comprar o acesso à Internet nos postos oficiais ou escolher uma hospedagem que te ofereça Wi-Fi. Porém, não vá achando que terá a mesma velocidade que está acostumado a navegar.
MITO 3 SOBRE TURISTAR EM CUBA: BRASILEIROS NÃO SÃO BEM-VINDOS

O mito número 3 sobre turistar em Cuba é que brasileiros não são bem-vindos. Essa é a maior mentira de todas! Afinal, ao andar por Havana e Varadero, onde tivemos a oportunidade de conhecer, é muito comum os cubanos te perguntarem de onde você é e, ao falar Brasil, fazerem mais do que questão te de dizerem que é muito bem-vindo e te ‘pegar de papo’, inclusive, sobre política.
Dessa forma, se não gosta de conversar com nativos ao conhecer um país, Cuba não é o destino mais adequado, ok? Agora, se adora isso como nós, inclusive para aprender mais sobre a cultura do país, mais uma vez, #VAPARACUBA.
MITO 4 SOBRE TURISTAR EM CUBA: NÃO É SEGURO


O mito número 4 sobre turistar em Cuba é que é não é seguro. Apesar de alguns bairros de Havana, com destaque para o centro histórico, parecer não muito seguro devido à falta de infraestrutura/saneamento básico às vezes, isso não condiz com a realidade.
Os cubanos são extremamente simpáticos e, se te abordarem, normalmente, é para te dar informações turísticas, históricas e políticas. Além disso, o índice de criminalidade do país é baixíssimo, uma vez as penas são bastante severas em comparação com outros países. No entanto, como em qualquer outro destino, não é indicado ficar ‘dando bobeira’ com celular na mão, etc. #VALEOBOMSENSO
MITO 5 SOBRE TURISTAR EM CUBA: SÓ TEM CARROS ANTIGOS



O mito número 5 sobre turistar em Cuba é que só tem carros antigos. Ok, tem muitos carros antigos na rua sim, o que, evidentemente, torna o destino único, te oferecendo uma volta encantadora ao passado. Mas, a maioria da frota de carros mais antigos é utilizada apenas para transportar turistas. Além disso, há sim carros bem novos circulando pelas ruas, assim como vários outros meios de transporte, incluindo o curioso Cocotaxi que vale muito uma voltinha. #FICAADICA
MITO 6 SOBRE TURISTAR EM CUBA: NÃO TEM RICOS E POBRES






O mito número 6 sobre turistar em Cuba é que não tem ricos e pobres, uma vez que é um país comunista/socialista.
Nas ruas e bairros, principalmente de Havana, a disparidade social é nítida e triste. Ou seja, a todo momento, fica muito claro que, assim como em vários outros países do mundo, algumas pessoas têm boa condição financeira e outros não. Por isso, é muito comum alguns cubanos te pararem nas ruas para pedir roupas, alimentos, calçados e dólar ao notarem que é turista. Além disso, na época em que estivemos no país, em novembro de 2023, notamos muitos idosos morando na rua e vivendo de esmolas, assim como alguns jovens, adultos e crianças.
MITO 7 SOBRE TURISTAR EM CUBA: NÃO VALE A PENA CONHECER









Já o mito número 7 sobre turistar em Cuba é que não vale a pena conhecer o país. Essa é a maior das mentiras!
Cuba é um destino que, ao nosso ver, deveria ser obrigatório para todos, já que, além de apresentar belezas naturais dignas de cinema, possui uma cultura riquíssima, um povo acolhedor, uma culinária diferenciada, uma forma de enxergar o mundo que te ensina e questiona ao mesmo tempo e um excelente custo-benefício. Sim, turistar em Cuba é uma ótima opção para quem está querendo uma viagem econômica.
E aí? Ficou com vontade de também conhecer Cuba, mas não faz a menor ideia de como planejar essa viagem?
A GENTE TE AJUDA!
É SÓ CLICAR ABAIXO e consultar como funciona os nossos serviços de: